O que não deve ser feito com a reserva de emergência?

Quais são os três pilares de saber onde investir e escolher onde armazenar reservas de emergência

Quando a vida financeira começa a pegar fogo, é hora de ligar para o 911.

Uma reserva de contingência nada mais é do que uma reserva projetada especificamente para emergências. Então não consigo entrar na fatura do cartão de crédito, comprei um celular que acabou de entrar online, e não entrei quando comprei um carro com 0 km. Isso é apenas para emergências.

Uma das lições da pandemia de coronavírus é que as reservas de contingência não estão previstas para 6 meses, mas para 12 meses. Então o custo de vida da reserva de emergência é multiplicado por 12 meses, o que significa que qualquer coisa que aconteça na sua vida, como perder o emprego, quebrar uma perna, ficar doente, você terá 12 meses de custo de vida. em um lugar seguro.

Três pilares permitem que você economize seu dinheiro:

– O primeiro pilar: liquidez.

Um lugar onde há liquidez diária, e um dia no máximo para conseguir dinheiro.

Um fundo multimercado não pode ser usado como reserva de emergência, mesmo que espere até um dia. Ou seja, qualquer coisa que seja renda fixa, D+1, e líquida, você pode analisar.

– Segundo pilar: segurança.

Muitas pessoas ainda pensam na poupança como um lugar seguro para armazenar reservas, mas apenas lembrar dos anos 90 pode mudar esse pensamento. Como você lembra, o então presidente Fernando Collor “confiscou” o dinheiro da caderneta de poupança.

Então, há dois exemplos de lugares seguros que você reserva:

distrito comercial central
Por ter proteção FGC, você pode “quebrar”, mas terá até 250.000.000 de reais de volta.

Na plataforma iHUB Lounge você encontrará um eBook exclusivo sobre CBD. Você pode se registrar gratuitamente aqui para baixar e saber mais.

Tesouraria SELIC
É o título mais seguro do Brasil, com prazo e taxa de retorno pré-definidos, equivalente à taxa Selic. Portanto, manter reservas para contingências é uma das melhores opções.

– Terceiro Pilar: Rentabilidade

Não coloque reservas para contingências onde a rentabilidade for inferior ao CDI.

As reservas devem render no mínimo uma taxa Selic, para que você não precise buscar retornos altos nas reservas de emergência. Tente manter seu dinheiro em um modelo de renda fixa.

Opção para não colocar reservas de emergência:

fundo imobiliário
ação
Fundo Multimercado
fundo de ações
Um exemplo simples do que fazer é pensar que você vai acampar com sua família. Os alimentos devem ser armazenados em um local seguro, onde não possam vazar ou danificar. As reservas para contingências devem ser consideradas da mesma forma.

Fontes: ihublounge.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.