O que é um código QR e como ele pode facilitar sua vida diária

Saber o que é um código QR é um requisito essencial para facilitar seu trabalho diário e acessar rapidamente qualquer informação.

Hoje, tudo o que você precisa é de um celular com câmera capaz de ler códigos encontrados em sites, comerciais, comerciais de TV, outdoors, jornais, placas de trânsito e muitos outros lugares e mídias.

Eles instantaneamente nos levam a sites, textos, imagens, mapas, e-mails, vídeos e quase todas as informações, economizando tempo de digitação e simplificando as tarefas diárias.

Além disso, ainda podem ser mais práticos para validar documentos, realizar transações financeiras e solucionar problemas burocráticos.

Quer entender melhor os códigos QR e suas facilidades?

O que é um código bidimensional?

Um código QR, ou código QR, é um código de barras bidimensional (bidimensional) que pode ser facilmente digitalizado com uma câmera de telefone para decodificar as informações.

Nesse caso, a sigla QR significa Quick Response, ou Quick Response em português, e se refere ao acesso instantâneo a informações ocultas em um código.

Basicamente, é uma evolução do famoso código de barras, mais simples e requer um leitor específico.

Claro, você usou códigos QR para entrar em promoções, usar o WhatsApp no ​​seu computador, acessar conteúdo exclusivo ou se conectar a redes Wi-Fi – só para citar alguns.

Isso é possível porque pode ser convertido em texto, links, números de telefone, locais, e-mails e praticamente qualquer informação, além de poder ser usado para orientar os usuários a realizar ações específicas, como registrar ou fazer uma ligação telefônica.

Como resultado, está se tornando cada vez mais popular como ferramenta de comunicação para aplicações como campanhas de marketing, meios de pagamento, ferramentas de controle de estoque, etc.

Como funcionam os códigos QR

Você pode até saber o que é um código QR, mas pode não conhecer toda a tecnologia por trás desse código simples.

À primeira vista, parece um monte de pontos pretos e brancos dentro de um quadrado.

Na verdade, é composto por milhares de pixels que armazenam muitas informações: de acordo com o padrão internacional definido na ISO 18004:2015, cada código pode conter até 7.089 caracteres numéricos e 4.296 caracteres alfanuméricos.

São muitos dados em um espaço relativamente pequeno, mas não é o único recurso que chama a atenção.

Os códigos QR também podem ser lidos de qualquer direção, sem a necessidade de uma câmera de última geração para decodificar.

Na verdade, a grande vantagem dessa tecnologia é que mesmo câmeras VGA de resolução muito baixa podem escanear códigos.

Hoje, a maioria das câmeras de smartphones já está equipada com leitura nativa de código QR – caso contrário, basta baixar um aplicativo específico.

Além disso, o código QR possui um mecanismo de “autocorreção” de erros que pode ser lido mesmo se parte da imagem estiver faltando – tente apontar a câmera para o código QR quebrado e verifique.

Tudo isso o torna uma tecnologia inigualável para compartilhamento instantâneo de informações.

A diferença entre código QR e código de barras

Os códigos QR são uma versão aprimorada dos códigos de barras comuns que vemos nas etiquetas dos produtos.

Primeiro, o código de barras é unidimensional, o que significa que só pode ser lido verticalmente.

Além disso, ele precisa de uma luz de scanner para converter as informações, o que torna sua leitura mecânica e menos precisa – você sabe quando um caixa tem que digitar um número de produto porque ele não “passa” o código no leitor de jeito nenhum?

Os códigos QR funcionam totalmente digitalmente, e sua leitura depende apenas do processamento do sensor de imagem do telefone.

Isso sem falar nas mil vezes a capacidade de armazenamento dos códigos QR, que deixam os códigos de barras para trás.

Fonte do código QR

O QR code foi criado em 1994 por Masahiro Hara, engenheiro da Denso Wave, empresa japonesa especializada na produção de autopeças.

Ele se inspirou no antigo jogo chinês Go, que tinha peças em preto e branco em um tabuleiro, para criar um código que agilizasse a catalogação de peças na indústria automobilística.

No início, o código era usado apenas na linha de produção da fábrica, mas logo se espalhou para o restante da empresa.

Então, em 2003, foi desenvolvido o primeiro aplicativo de código QR para leitura com telefones celulares.

No Brasil, a primeira empresa a utilizar códigos QR em publicidade foi a loja Fast Shop, que lançou a novidade em 2007, e várias outras marcas se seguiram.

Desde então, o código se espalhou pela internet, jornais, revistas, programas de TV e até calçadas e muros ao redor do mundo.

Vantagens de usar códigos QR

Os códigos QR ampliam as oportunidades de comunicação e trazem muitas vantagens para indivíduos e empresas.

Ele atua como uma ponte entre os mundos offline e digital, permitindo que qualquer pessoa acesse rapidamente conteúdo e links usando apenas o telefone sem perder tempo digitando endereços.

Além de usar códigos QR todos os dias para obter as mais diversas informações, você também pode criar seus próprios códigos QR gratuitamente para compartilhar o que quiser.

Hoje, existem várias ferramentas para criar códigos QR online de forma rápida e intuitiva.

Em apenas algumas etapas, você pode criar código e direcionar as pessoas para links, textos, e-mails, documentos, músicas, imagens e muito mais.

A seguir, você entenderá melhor como essa tecnologia pode facilitar sua vida.

7 maneiras de usar códigos QR para tornar sua vida mais fácil

Agora que você já sabe o que é um código QR, já se perguntou como ele aparece no seu dia a dia?

Veja como este código pode facilitar sua vida.

1. Acesse ofertas e promoções

Cada vez mais marcas estão usando códigos QR para facilitar o acesso a ofertas, promoções e conteúdos exclusivos.

Com o celular em mãos, você nunca perde a oportunidade de participar de promoções, ganhar descontos ou conhecer os últimos lançamentos da empresa.

Basta apontar seu telefone para comerciais de TV, outdoors, comerciais, banners e qualquer mídia de código QR que você encontrar.

Se você tem um negócio, pode usar as mesmas táticas para atingir seu público-alvo e promover seus produtos, serviços e marca.

2. Descubra livros, filmes e obras

Os códigos QR também fazem a diferença na cultura e no entretenimento.

Por exemplo, muitos filmes já têm códigos QR em seus pôsteres e links diretos para trailers, enquanto códigos de livros apontam para resenhas e conteúdo exclusivo.

Até os museus agora usam códigos QR para fornecer informações detalhadas sobre as obras em exibição, facilitando o acesso instantâneo às informações.

3. Conheça a localização

Em várias cidades ao redor do mundo, códigos QR foram encontrados em todas as atrações turísticas e locais históricos para informar os turistas.

Por isso, quando estiver viajando, basta apontar o celular para o local para saber mais detalhes.

Da mesma forma, existem códigos com mapas e coordenadas que permitem consultar qualquer local.

4. Compartilhe seu currículo

Se você quer melhorar sua rede, já pensou em usar um código QR para compartilhar seu currículo?

Um código em um cartão de visita ou e-mail é suficiente para despertar a curiosidade e orientar seus contatos profissionais para as informações corretas.

Você também pode usar a mesma estratégia para promover seu perfil do LinkedIn.

5. Documentos de validação

Os códigos QR também liberam você da burocracia na verificação de documentos e credenciais.

Por exemplo, carteiras de motorista e documentos do carro agora podem ser verificados por meio de códigos QR por meio do aplicativo Vio desenvolvido pelo Serpro.

Você também pode usar a mesma tecnologia para validar ingressos, credenciais de eventos e certificados.

6. Acesso rápido à mídia

Os códigos QR encurtam o caminho para a principal forma de comunicação com pessoas e marcas.

Com uma simples leitura de código, você pode ir diretamente para a tela de mensagens do WhatsApp, enviar e-mails, preencher contatos no Fale Conosco, fazer ligações e muito mais.

7. Pague com rapidez e segurança

Finalmente, os códigos QR também se consolidaram como um dos métodos de pagamento mais flexíveis e confiáveis.

Hoje, o código já pode ser usado para pagar contas, transferir dinheiro entre contas, pagar compras dentro de uma instituição e outras facilidades.

Lembre-se, essa tecnologia garante a segurança das transações, pois usa criptografia de chave assimétrica e técnicas avançadas de compactação para evitar fraudes e golpes.

O código QR do Pix está aqui

É impossível explicar o que é um código QR sem mencionar a chegada do Pix – o método de pagamento instantâneo do banco central que vai revolucionar o mercado a partir de novembro de 2020.

Com ele, é possível realizar pagamentos e transferências gratuitas entre contas em diferentes instituições financeiras em 10 segundos, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Uma das novidades do Pix é que as transações podem ser feitas usando apenas códigos QR, que serão gerados diretamente pelo app ou sistema bancário.

Para o consumidor, é mais fácil pagar compras e contas, transferir dinheiro e até sacar dinheiro usando apenas um código no celular — e a tendência é que boletos e TEDs/DOCs fiquem para trás.

Dessa forma, a expectativa é que a tecnologia se popularize e ganhe espaço como meio de pagamento, assim como a conta digital Neon conquistou os brasileiros com sua simplicidade e agilidade.

A Neon é uma das instituições financeiras selecionadas para serem incluídas no Pix!

Não pode ser diferente. Afinal, estamos aqui para facilitar sua vida para que você tenha cada vez mais dinheiro para ganhar dinheiro!

Está claro o que é um código QR e como usar esse recurso no dia a dia?

 

FONTE: https://neon.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.