Como se apresentar em uma entrevista de emprego online

Durante o período de quarentena, as empresas estão realizando um processo seletivo online para contratação de novos funcionários. Se você está passando por esse momento e precisa de dicas de como se apresentar em uma entrevista de emprego, este artigo é para você!

Agora, é mais do que um bom currículo que mostra que você pode lidar com as adversidades em casa, especialmente durante a pandemia do COVID-19. Essa característica é decisiva para o seu acesso a um emprego, o que por sua vez afeta sua estabilidade financeira.

Para ajudá-lo a se preparar melhor para entrevistas de emprego, aqui estão algumas dicas que temos para você:

Como se destacar em uma entrevista de emprego

1. Conheça a empresa

Só porque você não vai ao prédio da empresa não quer dizer que não vai encontrar, certo?

Colete todos os dados importantes de onde você deseja trabalhar: quantos funcionários você tem? Quem é o público-alvo? Qual é a última versão?

Encontre informações da empresa na mídia oficial, como páginas de mídia social, blogs oficiais e mídia. E, se possível, teste os produtos e serviços oferecidos antes de falar com um recrutador, essas informações podem te ajudar a responder perguntas e testes.

Quanto mais você souber, maior deve ser a qualidade da entrevista.

2. Pense em sua carreira antes da entrevista

Não é incomum que o mundo mude e nossas preocupações e ansiedades mudem durante esse período. Então, antes de ir para a entrevista, pergunte-se qual carreira você realmente quer.

Liste quais são seus objetivos, os desafios que o impressionam, os valores que o impressionam e suas fraquezas e pontos fortes. Essa informação na ponta da língua demonstra autoconhecimento, o que é importante para quem procura emprego.

3. Teste a plataforma onde a reunião será realizada

A entrevista acontecerá via Zoom, Hangouts, Skype ou WhatsApp? Independentemente da plataforma escolhida pela sua empresa, o ideal é testar o serviço alguns dias antes da reunião.

Baixe o aplicativo em seu telefone ou baixe o programa em seu computador. Ligue para um amigo ou familiar e teste a funcionalidade da ferramenta. Além de não ocupar o seu dia, mostrará que você está interessado e engenhoso em lidar com a situação.

4. Dia de entrevista simulada

Como seria uma entrevista simulada um ou dois dias atrás.

Escolha um cômodo da casa e teste a iluminação, se o áudio e o som estão bem conectados – dê preferência aos fones de ouvido ao som do telefone ou do computador.

Em seguida, ligue para um colega ou membro da família e pergunte sobre suas impressões sobre a conexão com a Internet, a iluminação do espaço e o som do microfone.

O que fazer no dia da entrevista

  • Avise a todos na casa que você está prestes a receber uma ligação importante e não seja incomodado por alguns minutos;
  • Vista-se como se fosse uma entrevista de emprego pessoal – sim, sem pijama!
    Mantenha contato visual – esqueça o WhatsApp, mídias sociais, sites ou qualquer outra distração ambiental por
  • alguns minutos. Este é um momento sério e sua postura está sendo avaliada, portanto, mantenha seu foco totalmente na entrevista;
  • Cuidado com atrasos e falhas – desconectado ou quebrado? Informe o entrevistador no início da reunião e pergunte se existem outras plataformas que permitirão que você se conecte em caso de falha. Fique calmo e
  • preste atenção nas expressões faciais do entrevistador para não interromper ninguém durante sua apresentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.