Como cobrar de um amigo? 4 dicas para não perder sua amizade, saiba mais

Se tem uma coisa desagradável, é quando a gente tem que cobrar de um amigo uma taxa que ele pode ter esquecido de te pagar (pelo menos esperamos que ele tenha esquecido e não tenha feito de propósito, certo?).

Nessa situação, parece que estamos enfrentando um grande obstáculo e não sabemos como agir, principalmente com essa mistura de relacionamentos pessoais e financeiros.

Também surge a dúvida se é melhor cobrar por mensagens, WhatsApp ou e-mail, com o coração na mão para não machucar ninguém, muito menos perder uma amizade.

Como diz o ditado, “amigos, amigos, exceto negócios.” No entanto, também sabemos que o negócio não é caro, mas às vezes pode ser esquecido.

Para te ajudar a sair dessa sinuca, listamos 4 dicas top de como recarregar sem perder amigos ou criar essa vibe entre vocês. Confira:

4 dicas para carregar amigos

1. Defina um prazo antes de cobrar seus amigos

Lembre-se, tudo o que você montar de antemão vai lhe dar dor de cabeça. Portanto, se você está cobrando de um amigo ou parente, defina um prazo para seu reembolso e deixe claro para a outra parte.

Se você já fizer isso, o carregamento será mais fácil. Agora, se você não concordar com o prazo de pagamento, terá que entrar em contato e tentar negociar uma data para seu amigo ou parente se organizar e devolver o dinheiro.

Se estiver nervoso, ofereça a opção de parcelamento. Pagar em prestações é melhor do que não receber nada, certo? 😊

A verdade é: mesmo que você combine uma data de vencimento com antecedência, não esqueça que o devedor é seu amigo ou familiar, então marque uma data de forma amigável, mesmo que as duas partes concordem em parcelar.

2. Pense cuidadosamente na mensagem

Para enviar uma mensagem de recuperação educada, você deve pensar cuidadosamente em suas palavras e encontrar a melhor maneira de não causar danos. Afinal, uma mensagem pode transmitir um sentimento para outras pessoas que a estão lendo, e não precisa ser o sentimento que você escreveu.

Se for uma pequena dívida, uma ideia é abordar a pessoa com uma piada em vez de envergonhá-la, e sempre tratá-la com muito respeito. Porém, se o valor for mais expressivo, é preciso levar o assunto com a seriedade que merece.

Chame seus amigos para tomar um suco na praça, passear, conversar, mas vá com calma. Tente manter a conversa menos séria e não leve para o lado da grosseria ou acusações forçadas. 😉

3. Use o WhatsApp como aliado

As cobranças do WhatsApp dependem de quem você está cobrando. Por exemplo, se for seu amigo, mande um áudio para perguntar algo e traga à tona.

Porém, se a pessoa que você está cobrando não for alguém próximo a você, a mensagem ideal é em texto e mais séria, pois o áudio pode causar problemas dependendo do tom usado na gravação.

Se a pessoa não responder novamente e te ignorar, tente ligar para ela. Esta é provavelmente a maneira mais fácil de encontrá-la, então você pode conversar com ela, marcar um bate-papo e explicar que precisa pedir dinheiro emprestado.

Claro, há a parte chata da história em que essa pessoa bloqueou você e você não conseguiu alcançá-la. Nesse caso, você deve acionar um contato normal e pedir que essa pessoa o encontre. Não há necessidade de explicar o motivo da conversa, basta pedir ajuda.

De qualquer forma, lembre-se de que você pode usar o recurso de pagamentos do WhatsApp para cobrar os devedores de impostos. Você pode receber dinheiro em sua conta, incluindo a conta Neon.

O serviço de transferência é realizado pelo Facebook Pay, portanto, é necessário configurar um cartão de débito na plataforma para utilizar o serviço de pagamento do WhatsApp.

4. Tente entender o lado do devedor

Não se esqueça que você é amigo (ou até mesmo parente), então seja paciente com o devedor e entenda a situação que ele pode estar passando.

Comece a conversa com clareza e facilidade, respeite-o e mostre-lhe que o assunto pode ser discutido sem medo. Claro, você precisa do dinheiro que deve, mas faça o possível para entender por que está demorando tanto para fazer esses pagamentos.

Dessa forma, você pode chegar a um consenso e encontrar uma solução mutuamente benéfica. Cobrar um amigo é uma tarefa que ninguém gosta de fazer, mas você não pode se dar ao luxo de perder, certo?

Para facilitar a conversa e evitar atritos, pense com calma em como abordará a pessoa e demonstre empatia, pois isso pode ser mais difícil.

Que frase usar para cobrar de um amigo?

Carregar uma amiga é uma saia super justa, mas temos algumas frases para te ajudar na tarefa. Pode ser que a pessoa tenha esquecido o dinheiro ou realmente não possa pagar agora, mas você precisa acertar para não deixar as coisas ficarem para trás.

Se o seu amigo não for muito distante, essas frases podem fazê-lo perceber o que está acontecendo. E, claro, trate a conversa como uma brincadeira (sempre com respeito) para não perder a amizade.

  • “Uau, gastei muito dinheiro neste fim de semana e não sei como vou pagar minhas contas. Estou tão pobre que não sei como vai ser esta semana.”
  • “Fulano, seu problema foi resolvido? Essa conta foi paga com sucesso?”
  • “Você pode me pagar o almoço hoje? Deixei minha carteira em casa, mas podemos usar o dinheiro que te emprestei.”
  • “Eu te emprestei dinheiro uma vez, lembra? Eu só empresto dinheiro para pessoas em quem confio.”
  • “Fulano de tal, eu quero um dinheiro emprestado, você pode me ajudar?”
  • “Fulano de tal, devo alguma coisa a você? Nossas contas estão em dia? Acho que devo a alguém.”
  • “Uau, estou passando por um momento difícil. Você pode me ajudar a pagar o dinheiro que emprestei a você?”

O que não fazer ao carregar um amigo?

Até agora mostramos as formas possíveis de cobrar um amigo ou parente de forma amigável, mas é claro que você ainda pode fazer uma reclamação legal se a conversa não der certo.

No entanto, neste caso, você provavelmente acabará perdendo amizades ou causando problemas familiares muito sérios. Portanto, antes de dar esse grande passo, certifique-se de que é realmente o que você quer fazer e tome cuidado para não cometer erros ao longo do caminho.

Aqui está o que não é legal

Ameaçar ou ofender a pessoa;

Constantemente ligando para os outros ou falando mal dos amigos;
Usar as redes sociais para manchar a imagem da pessoa;
Vire outras pessoas contra esse amigo, revelando o que ele deve a você.
Se a pessoa te ignorar e você não puder abordá-la de forma alguma para obter seu dinheiro de volta, a cobrança judicial é realmente uma opção. Neste caso, a taxa será cobrada por carta. Para isso, você terá que ir ao Juizado de Pequenas Causas da sua cidade, mas antes pesquise todos os detalhes do processo.

Mais importante, tenha em mente que seu amigo pode ter dificuldades. Qualquer pessoa com amigos tem tudo, então entenda por que ele ainda não lhe pagou e trabalhe com ele para encontrar a melhor opção para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.