Se você não promover um produto, especialmente um novo, eles provavelmente não ganharão muita atenção.
Porque De acordo com a Harvard Business School, cerca de 30.000 novos produtos de consumo são lançados anualmente. Mas até 95% desses produtos não farão vendas significativas.
Falhas promocionais podem ser por causa da qualidade do produto até sua percepção . Mais ou menos como a tentativa da Lifesavers de criar refrigerante de marca.
O sabor era ótimo, mas as pessoas que não tinham provado achavam que estariam bebendo doce líquido.
Ainda assim, há muitos casos em que um produto não tem falhas e é perfeito para os clientes, mas falha. Geralmente se resume à má promoção do produto.
Mas colocar um produto na frente dos clientes é fácil – colocá-lo na frente dos clientes certos pode ser um desafio.
Então você está vendendo um produto? Ou você está se preparando para comercializar um novo produto?
Então você pode usar essas 20 táticas comprovadas para comercializar um produto :
1. E-mail marketing
Entenda que seus clientes querem ouvir de você, é por isso que eles se inscrevem na sua lista. De acordo com um estudo da MarketingSherpa, 72% dos consumidores preferem e-mail a todos os outros tipos de comunicação.
Mas nem todos os assinantes querem ouvir você o tempo todo. Na verdade, 74% dos consumidores ficam frustrados quando recebem um email no qual não estão interessados.
E isso pode levar à queda de assinaturas e clientes perdidos. Ainda assim, o email marketing é uma das formas mais acessíveis de promover um produto com retornos rápidos.
Mas apenas quando você estiver se comunicando com os clientes certos. Portanto, evite enviar e-mails para toda a sua lista. Em vez disso, confie em seus dados para atingir os clientes certos. Certifique-se de verificar sua lista de e-mail para garantir alta capacidade de entrega com suas campanhas de marketing por e-mail
2. Perseguir Menções de Imprensa
As marcas frequentemente lançam comunicados à imprensa com lançamentos e promoções de novos produtos. Portanto, essas podem ser uma ótima maneira de gerar imprensa.
Mas a desvantagem é que os jornalistas têm centenas de comunicados de imprensa na recepção diariamente.
E um serviço de press releases como o PRWeb (Cision) é uma ferramenta inteligente, mas não deve ser seu único meio de divulgação para a imprensa.
Além de um serviço de distribuição de relações públicas, encontre a cobertura da imprensa de produtos similares. E com um press release em mãos, entre em contato com esses jornalistas e blogueiros com um pitch personalizado.
3. Conteúdo Gerado pelo Usuário de Origem
Agora, uma das melhores maneiras de promover um produto, especialmente um novo, é deixar seus clientes falarem por você. É muito mais provável que as pessoas se inscrevam para experimentar um novo produto se virem ótimas críticas ou o produto sendo usado.
Peep Laja com ConversionXL compartilhou que 73% das decisões de compra do consumidor começam com pesquisas online. E até 88% dos clientes confiam tanto nas avaliações online quanto nas recomendações pessoais.
Portanto, você pode usar isso para comercializar seus produtos, vinculando-se aos seus melhores clientes e pedindo-lhes que deixem comentários. Ou, melhor ainda, compartilhe vídeos e imagens que incluam seu produto.
Muitos clientes estão dispostos a compartilhar esse tipo de conteúdo em troca de descontos e produtos gratuitos.
4. Trabalhe com um influenciador
No Social Intelligence Summit em Las Vegas, Penny Baldwin, CMO da McAfee, disse : “80% das impressões da Internet são geradas por apenas 6% de seus usuários”.
Mas não é fácil promover seus produtos quando você é uma startup sem público. Portanto, se seu alcance for limitado, aproveite aqueles que têm um público muito maior.
Use canais maiores para começar a criar o seu próprio enquanto promove seu produto.
Avaliações de influenciadores em seu nicho podem melhorar drasticamente o alcance e gerar provas sociais instantâneas com seu público-alvo.
E até 59% dos consumidores baseiam as decisões de compra em recomendações de pessoas que conhecem e confiam.
5. Crie um vídeo em destaque
Veja, você não precisa depender dos clientes para criar vídeos para você. Qualquer promoção de produto deve ter o vídeo incluído como parte de uma estratégia de promoção e marketing de conteúdo.
E você não precisa de um grande orçamento de produção para criar vídeos.
Assim, com um suporte de câmera ou tripé de R$30,00 um pouco de tempo e um smartphone, você pode criar vídeos que vendem um produto de maneira eficaz, contando uma história.
Você não precisa de nada com roteiro profissional, basta pegar seu produto e montar algo com foco no valor.